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Apneia de tela: o que acontece com nossa respiração quando digitamos, tocamos, rolamos

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Corpo eletrico

Em 2007, Linda Stone, ex-executiva da Microsoft, notou algo estranho acontecendo toda vez que ela se sentava para responder e-mails. Ela estava prendendo a respiração.

“Eu inspirava antecipadamente, mas não expirava porque muitos e-mails chegariam”, disse Stone a Manoush Zomorodi em entrevista à NPR. Corpo eletrico. “E isso duraria horas.”

Stone se perguntou o quão comum isso period e começou a investigar usando a “ciência da mesa da cozinha”, como ela a chamava. Ela recrutou dezenas de amigos e colegas para sentarem em frente ao computador respondendo e-mails enquanto monitorava a variabilidade do pulso e da frequência cardíaca. Desses participantes, 80% tinham o que Stone chamou de “apnéia de e-mail ou tela” – respiração superficial ou suspensa enquanto trabalhava em uma tela.

Os 20% dos participantes que fizeram não que mostraram sinais de apnéia de tela incluíram um ex-piloto de testes militar, um triatleta, dançarinos, cantores e um violoncelista – pessoas que treinaram para respirar e realizar uma tarefa ou habilidade simultaneamente.

“Observar o violoncelista foi uma das coisas mais poderosas, porque pude ver que todo o seu corpo permaneceu animado, enérgico”, explicou Stone. “Ele estava totalmente presente quando estava sentado em frente a uma tela.”

Hábitos respiratórios – e por que são importantes

“Má respiração é o que você vê quando olha para 90% da população”, disse o jornalista científico James Nestor a Zomorodi. “Inclui respirar pela boca, respirar pelo peito, prender a respiração inconscientemente, ronco, apnéia do sono, asma, e assim por diante.”

Nestor é o autor do livro best-seller Respiração: a nova ciência de uma arte perdida, que narra sua investigação sobre o poder da respiração. Ele explicou que, ao longo de centenas de anos, os humanos perderam o contacto com os padrões naturais de respiração à medida que a nossa postura diminuiu e passamos grande parte do dia curvados sobre os nossos ecrãs e dispositivos.

“Se você está curvado, não consegue esticar a barriga. Não consegue respirar daquela maneira suave, lenta e profunda”, disse Nestor.

Isso resulta em respiração torácica superficial, o que significa que acabamos respirando mais, o que envia sinais de estresse para o cérebro.

Respirar adequadamente tem um impacto positivo imenso na nossa saúde e bem-estar. Respiração lenta reduz nossos níveis de estresse, aumenta o foco, regula nossas emoções e até nos ajuda tomar melhores decisões. Felizmente, Nestor se sente confiante de que é possível retreinar seu corpo para respirar bem. “Acho que você pode respirar de forma absolutamente saudável olhando para uma tela, sem dúvida”, disse ele.

Guia: Retreinando nossa respiração enquanto digitamos, tocamos, rolamos

1. Torne-se consciente de sua respiração.

Nossos hábitos respiratórios são muitas vezes subconscientes. Algumas vezes ao dia, verifique seu corpo e sua respiração e observe os padrões. Você prende a respiração ao navegar pelas redes sociais? Respirando superficialmente? Sempre que você se pegar fazendo isso, encourage e expire profundamente algumas vezes pelo nariz para reiniciar.

2. Observe como os cães e as crianças respiram!

Para se reconectar com a respiração pure, Nestor recomenda observar a respiração de um cão ou bebê saudável. “Eles respiram muito profundamente. Seus estômagos se expandem suavemente quando respiram. Eles respiram muito lentamente e inspiram e expiram pelo nariz”, disse ele.

3. Pegue um instrumento.

Stone, ex-executiva da Microsoft, descobriu que aprender um instrumento a ajudou a manter uma boa postura e respiração. Isso, por sua vez, permitiu que ela desenvolvesse melhores hábitos respiratórios – mesmo na frente de uma tela. Ela também teve aulas de dança de salão, que, segundo ela, tiveram um efeito semelhante.

4. Faça pausas.

Fazer pausas frequentes pode ajudá-lo a se afastar da tela e respirar fundo para acalmar e acalmar o sistema nervoso. Aliás, esta recomendação também foi descoberto que tem um impacto positivo na sua saúde a curto e longo prazo (conforme explorado em todo o NPR’s Corpo eletrico Sequence).

5. Use um aplicativo de respiração em segundo plano enquanto trabalha.

Para formar bons hábitos respiratórios enquanto trabalha em uma tela, Nestor recomenda usar um aplicativo de respiração em segundo plano por longos períodos de trabalho. O aplicativo de respiração e Zona de Respiração são duas opções para tentar. (Isso não é um endosso – muitos aplicativos estão por aí).

Esses aplicativos reproduzirão um tom ou som suave que solicitará que você encourage e expire em um intervalo definido, para que você possa acompanhar o som com sua respiração enquanto trabalha. Com bastante prática, seu corpo aprenderá a manter naturalmente esse ritmo respiratório quando sua atenção estiver focada na tela.

6. Pratique exercícios respiratórios curtos algumas vezes ao dia para recompor a respiração.

Nestor sugere o exercício simples de inspirar pelo nariz por cinco a seis segundos e expirar pelo nariz por cinco a seis segundos.

“Ao inspirar, você quer sentir aquela leve expansão da região belly e, ao continuar inspirando, tente levar a respiração até a região do peito”, explicou Nestor. “Então você começa baixo e aumenta um pouco mais.” Isso é conhecido como respiração em três partes.

Ele diz que no início será preciso um pouco de concentração, mas ficará mais fácil a cada dia que você praticar.

“Depois de estabelecer isso, você não precisa mais pensar sobre isso. E quando você não precisa pensar sobre isso, você começa a perceber que está se sentindo muito melhor”, disse Nestor. “Respire assim durante dois minutos por dia e acho que até isso fará a diferença.”

Este episódio de Corpo eletrico foi produzido por Katie Monteleone e editado por Sanaz Meshkinpour. Música authentic de David Herman. Nosso engenheiro de áudio foi Robert Rodriguez.

Ouça a série inteira aqui. Inscreva-se no Physique Electrical Problem e em nosso boletim informativo aqui.

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