Início Mundo O próximo editor do WaPo, um repórter disfarçado e segredos roubados

O próximo editor do WaPo, um repórter disfarçado e segredos roubados

15
0

Entrada Washington Submit o editor Robert Winnett ganhou o apelido de “menino Rato”Por suas reportagens em jornais de Londres. Mas como ele deve assumir o comando da famosa redação de DC ainda este ano, aquele em que Woodward e Bernstein mudaram a história ao quebrar Watergate, os métodos obscuros que ele usou para garantir alguns desses furos podem voltar para assombrá-lo.

Eles incluíram colocar uma repórter disfarçada em um departamento do governo, onde ela removeu segredos oficiais que Winnett usou para divulgar histórias. O repórter foi preso e poderia ter sido preso.

Winnett period repórter na Os tempos de domingo, um jornal ao qual ingressou em 1995, quando ainda period estudante em Oxford. Um de seus colegas na época period David Leppard que, segundo ex- Guardião Livro de 2008 do repórter Nick Davies Notícias da Terra Planatentou conseguir as histórias mais interessantes para Fleet Avenue por todos os meios necessários.

Esses métodos incluíam fazer com que um repórter se infiltrasse no governo e vazasse seus segredos.

De acordo com Davies, Winnett e Leppard colocaram a repórter júnior Claire Newell no Gabinete do Reino Unido, a unidade do serviço público britânico que apoia o primeiro-ministro e o seu gabinete, em 2003, para lhes fornecer um fluxo de documentos governamentais. Ela trabalhou como temporária no Gabinete do Governo por 15 meses até outubro de 2004. Depois que Tony Blair, furioso, ordenou uma investigação sobre os vazamentos, a unidade policial de contra-espionagem de elite do país prendeu Newell por suposto vazamento. Newell nunca foi processado, e ela e Winnett mais tarde compartilhariam assinaturas no Horários de domingo.

Se Newell tivesse sido processada com sucesso, observou Davies, ela poderia ter acabado na prisão.

“Desse ponto de vista, ela estava fornecendo uma sucessão de documentos oficialmente secretos, qualquer um dos quais poderia tê-la levado à prisão se o governo tivesse decidido processar o jornal de Murdoch”, escreveu Davies.

Winnett não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. O Publicar não fez comentários, mas o editor executivo Matt Murray observou “a importância do nosso jornalismo forte e independente, imune a quaisquer pressões externas” em um memorando de quinta-feira aos funcionários elogiando as reportagens do jornal – incluindo o Publicara própria cobertura do seu drama interno.

O jornalismo secreto não é estranho aos meios de comunicação do Reino Unido ou dos EUA, embora a sua utilização seja menos comum nos Estados Unidos. As redações geralmente empregam jornalistas disfarçados como método de último recurso, e geralmente é quando um repórter não poderia fornecer a informação de outra forma. A Sociedade de Jornalistas Profissionais (SPJ) Código de Ética afirma que a informação “deve ser de very important importância para o público, e não apenas ‘interessante’, ou o que os leitores possam querer saber”. Por outras palavras, a ética impediria os repórteres de embarcarem nas chamadas “expedições de pesca”.

O Publicarpróprio padrões também indicam que os jornalistas “não deturparão a sua identidade ou a sua profissão” e “não se apresentarão como agentes da polícia, médicos ou qualquer outra coisa que não seja jornalista”.

Não está claro, porém, se a busca de Newell começou como uma busca de último recurso por informações “vitais”. Em um 2004 Guardião relatório detalhando a prisão de Newell por causa dos vazamentos, um Horários de domingo jornalista disse ao jornal que viu repórteres vasculhando documentos na redação na aparente esperança de encontrar alguma notícia. Durante a operação secreta de Newell, surgiram histórias do Gabinete sobre tudo, desde as tentativas de Tony Blair de forjar relações com os muçulmanos britânicos até como alguns funcionários tentaram garantir para si um grande aumento salarial.

Também não estava claro se a operação de Newell deveria ter ido tão longe. O guardião informou em outubro de 2004 que Newell recebeu uma autorização de segurança, uma distinção incomum para alguém que aparentemente atua como jornalista. Não estava claro na época qual autorização de segurança ela recebeu, embora qualquer autorização sugira que a verificação do governo nunca revelou seu trabalho no Tempos nem seu interesse anterior manifestado em jornalismo.

O papel de Winnett na gestão de Newell, com quem ele eventualmente trabalhou na O Telégrafopassou despercebido desde o anúncio de Will Lewis no domingo de que lideraria o Publicarprincipal redação de após as eleições de 2024. O episódio foi muitas vezes ofuscado pelo trabalho de Winnett no Telégrafo, incluindo como, em 2010, ele – sob a orientação de Lewis – pagou a uma fonte pelo menos £100.000 por um tesouro de documentos que expunham como um grande número de membros do Parlamento britânico abusavam das suas despesas. Outra história de Winnett envolvia repórteres disfarçados se passando por constituintes de um membro do gabinete e gravando-o secretamente.

A utilização do chamado “jornalismo de talão de cheques” tem sido amplamente rejeitada pelas organizações de ética jornalística – incluindo o SPJ, que observou no seu código de ética que, embora a prática tenha sido utilizada no Reino Unido, pode ser “eticamente perigosa”. Essa questão, no entanto, foi rejeitada por Lewis em um relatório de 2020 Telégrafo documentárioonde explicou por que autorizou pessoalmente o afastamento da prática de longa information do jornal.

“A questão do pagamento é uma pista falsa”, disse ele. “Esta é uma das partes mais importantes do jornalismo, se não a mais importante parte do jornalismo, no período pós-guerra. Não consigo pensar em jornalismo mais impactante para a Grã-Bretanha e para a sociedade britânica, destacando erros tão profundos e abusos sistemáticos.”

Mas em 2011, outro escândalo crescente no jornalismo britânico, o hackeamento de telefones celulares – incluindo os dos príncipes William e Harry – por jornalistas do governo de Rupert Murdoch Notícias do mundo explodiu. Davies revelou que os repórteres apagaram a mensagem do correio de voz de uma menina desaparecida de 13 anos, potencialmente impedindo a busca pela adolescente, que mais tarde foi encontrada assassinada.

Murdoch virou-se para Lewis, que acabara de sair do Telégrafo, para dirigir o chamado Comitê de Gestão e Padrões, para supervisionar a resposta da Information Corp ao escândalo. As supostas tentativas de Lewis de encobrir o escândalo de hackers colocaram-no em potencial perigo authorized mais de uma década depois e perturbaram o Washington Submit redação – aquela que Lewis contratou Winnett para liderar.

Fonte